No último sábado, a Dell anunciou o encerramento de todas as suas operações na Rússia, juntando-se a lista de empresas que deixaram o país após a guerra iniciada contra a Ucrânia.
Há algumas semanas, a companhia norte-americana já havia finalizado as operações dos seus escritórios na região.
Em fevereiro deste ano, a Dell já havia suspendido as vendas na Ucrânia e na Rússia dizendo que estava a analisar a situação antes de decidir o que fazer a seguir.
Em meados de agosto, fechamos nossos escritórios e encerramos todas as operações russas. Em fevereiro, tomamos a decisão de não vender, prestar serviços ou oferecer suporte a produtos na Rússia, Bielorrússia e nas regiões de Donetsk e Luhansk da Ucrânia, além da já embargada Crimeia.
disse Mike Siemienas, porta-voz da Dell, à agência Reuters
O vice-ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Vasily Shpak, tentou minimizar a preocupação dizendo que a maioria dos atuai engenheiros do grupo já tem novos empregos em empresas de tecnologia russas:
Estamos a monitorizar o desenvolvimento da situação. Segundo os nossos dados, a grande maioria dos especialistas do centro de P&D da Dell e engenheiros de suporte, em São Petersburgo e Moscovo, já receberam ofertas de emprego com salários competitivos, de produtores russos.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]