Pela sexta reunião seguida, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a Selic (taxa básica de juros da economia) em 13,75%, confirmando a projeção de analistas do mercado financeiro.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (3) e foi unânime entre os membros do comitê. O terceiro encontro do ano começou às 10h13 de ontem.
A reunião do Copom desta semana foi realizada em meio a um intenso debate sobre o nível da taxa básica de juros da economia – o juro brasileiro é a maior taxa real do mundo.
A curva de juros é uma das indefinições do novo arcabouço fiscal, além de expectativas de inflação e câmbio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuou disparando fortes críticas ao patamar da taxa básica da economia, por conta do impacto no nível de atividade e de emprego.
Para 2023, a meta de inflação foi fixada em 3,25%, e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%. A meta de inflação do próximo ano é de 3% e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.
No acumulado de 12 meses até março, a a inflação oficial somou 4,65%. O grande destaque foi aumento da gasolina, que subiu 8,33% no mês passado.
Para os anos de 2023 e 2024, o mercado estima que o IPCA atingirá 6,05% e 4,18%.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]