Nesta quarta-feira (11), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) declarou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 0,3 em maio, de 56,8 pontos para 56,5 pontos.
Embora o índice tenha caído, a CNI informou que os industriais seguem confiantes, pois o indicador permanece acima da linha divisória dos 50 pontos – que separa a confiança da falta de confiança.
“O recuo da confiança de maio foi causado principalmente por uma piora da percepção da indústria sobre as condições atuais, particularmente as condições atuais da economia brasileira”
disse a CNI em nota
A queda foi observada também no Índice de Condições Atuais, que passou para 49,4 pontos, simbolizando um recuo de 0,5 ponto. Segundo a CNI, ao ficar abaixo dos 50 pontos, o indicador demonstra uma percepção negativa das condições atuais na comparação com os últimos seis meses.
Mesmo também tenha caído, o Índice de Expectativas – que recuou 0,2 ponto, passando para 60 pontos – aponta para um clima de otimismo para os próximos seis meses, já que está significativamente acima de linha de 50 pontos.
Na coleta de dados feita entre 2 e 6 de maio, a CNI entrevistou 1.467 empresas, sendo 570 de pequeno porte, 547 de médio porte e 350 de grande porte.