Durante a manhã desta quarta-feira (4), a Petrobras divulgou um comunicado que confirma a renúncia de Caio Mário Paes de Andrade ao cargo de presidente da estatal e de membro do Conselho de Administração. O mandado de Andrade ia até o mês de abril.
Após trocas no comando da estatal, Andrade foi indicado para a Petrobras pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com a derrota eleitoral de Bolsonaro, Andrade foi convidado em dezembro por Tarcísio de Fritas, governador eleito de São Paulo, para fazer parte da gestão estadual. Ele atuará como secretário de Gestão e Governo Digital.
Mesmo com o convite divulgado à Petrobras na época, Andrade se manteve no comando da estatal nas semanas seguintes.
Dessa forma, até a eleição e posse de um novo presidente, João Henrique Rittershaussen a presidência da empresa interinamente.
Rittershaussen já atua como Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção. Ele trabalha na Petrobras há 35 anos, tendo ocupado cargos como Gerente Executivo, Gerência Executiva de Sistemas de Superfície e Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia.
Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas e graduado em engenharia de petróleo pela Petrobras.
Na última terça (3), o Ministério de Minas e Energia indicou o senador petista Jean Paul Prates para a presidência da companhia. Sua posse ainda depende da aprovação de órgãos de controle interno da Petrobras.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]