O Banco do Brasil (BBAS3) a Caixa Econômica Federal também decidiram suspender o crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma vez que o governo federal reduziu as taxas de juros da modalidade de crédito.
A Caixa afirmou nesta sexta (17) que “suspendeu a oferta do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para avaliação”.
Já o BB afirmou que “tão logo haja novidades sobre a retomada das contratações no âmbito do convênio [com o INSS], informaremos”. A instituição disse ainda que “realiza estudos de viabilidade técnica sobre as novas condições”.
No dia de ontem (16), o Itaú Unibanco e o Banco Pan, um dos principais players do mercado de consignado (e um dos mais afetados pela redução das taxas), já haviam confirmado a suspensão da linha de crédito.
O Itaú não disse qual o motivo da paralisação, mas o Pan confirmou que foi “em função da redução do teto de juros aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS)”.
O Banrisul disse que a rede de atendimento própria do banco (agências, postos bancários e aplicativo) segue oferecendo o consignado INSS, mas suspendeu temporariamente algumas operações da modalidade de crédito na Bem Promotora (um dos canais de relacionamento do Banrisul).
Além destes já citados, outros três bancos privados confirmaram a suspensão da linha de crédito: Daycoval, Mercantil do Brasil e PagBank/PagSeguro.
No caso do Daycoval, a instituição afirmou que irá suspender temporariamente as operações e que “decidiu concentrar esforços para a operação de empréstimo consignado para funcionários públicos nos 200 convênios ativos”.
O Mercantil também suspendeu as operações e disse que está “avaliando a situação e ajustando o produto às novas condições”. Já o PagBank informou que não está mais operando empréstimos consignados do INSS pelo canal de correspondentes bancário.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]