Pela quinta reunião consecutiva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a Selic (taxa básica de juros da economia) em 13,75%. A decisão foi feita nesta quarta-feira (22).
Mesmo com o cenário externo incerto e as pressões crescentes para a diminuição dos juros, o mercado financeiro já projetava que o BC manteria a taxa.
Em 21 de setembro do ano passado, o Copom interrompeu um ciclo de 12 altas seguidas na Selic, iniciado em março de 2021.
Desde o último encontro, feito em 1º de fevereiro, as expectativas para a inflação se deterioraram ainda mais.
O Boletim Focus do final de janeiro apontava para o IPCA em 5,74% e, no relatório pulicado na segunda-feira (20), o mercado estima a inflação oficial em 5,95%, seguindo acima do teto da meta.
A grande diferença entre a decisão do Copom desta semana com a última reunião é o cenário internacional, que enfrenta nas últimas duas semana a eclosão de uma crise bancária, com a quebra dos bancos norte-americano Silicon Valley Bank e Signature Bank, além do derretimento do suíço Credit Suisse, agora vendido para o maior banco do país, o UBS.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]