Um aparelho de mineração de criptomoedas foi regulamentado nos últimos dias pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo informações do portal Tecnoblog. Portanto, o equipamento passa a ser legalizado pelo órgão federal brasileiro e pode ser utilizado sem temores pelos mineradores de moedas digitais.
Atualmente, a atividade de mineração de criptomoedas não é regulada no Brasil. Mesmo assim, a atividade de mineração de bitcoin no país é pequena, sendo os custos de importação e energia algumas das barreiras para a prática.
A liberação da Anatel faz referência a um aspberry Pi 4 adaptado para minerar a criptomoeda Helium (HNT), que se chama RAK v2 Helium Miner Hotspot. Em lojas virtuais no idioma em português, o item novo custa em média R$ 4.000,00.
A moeda tem a proposta de criar uma rede global para internet das coisas (IoT), recompensando usuários que ajudam a manter seu ecossistema. Dados da Helium informam que 876 mil hotspots, como são chamados esses equipamentos, encontram-se instalados em todo o mundo.
No Brasil, os mineradores da moeda estão concentrados principalmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.