O setor privado dos Estados Unidos criou 235.000 vagas de emprego no mês de dezembro de 2022, segundo informações do Relatório Nacional de Emprego ADP, publicado nesta quinta (5) pela ADP Research Institute, em parceria com o Stanford Digital Economy Lab.
Os dados da ADP são tidos como uma “prévia” do Payroll, relatório de emprego dos EUA, que inclui informações do setor público. Sua divulgação será feita amanhã (6).
O resultado é 7,3% maior em relação ao ano anterior, mas o menor desde março. Porém, os dados vieram bem acima do consenso Refinitiv, que apontava para 150 mil empregos.
No setor de bens, foram criadas 22.000 vagas, com destaque para a construção (+41 mil). Já em serviços, 213.000 foram criados, sendo 123.000 em lazer e hospitalidade.
Na visão de Nela Richardson, economista chefe da ADP:
“O mercado de trabalho é forte, mas fragmentado, com contratações variando acentuadamente por setor e tamanho do estabelecimento”.
A economista considera que os segmentos de negócios que contrataram de forma agressiva no primeiro semestre de 2022 desaceleraram as contratações e, em alguns casos, cortaram empregos no último mês do ano.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]