A BlueBenx, empresa suspeita de fraude após suspender os saques de fundos de clientes mantidos em sua plataforma de investimentos em criptomoedas, anunciou na última quarta (24) que, a partir do mês que vem, iniciará o ressarcimento parcial de parte dos investidores prejudicados.
Em comunicado enviado aos clientes por e-mail, e assinado pelo próprio CEO, Roberto Cardassi, a companhia disse que o ressarcimento será feito a partir do dia 15 de setembro.
A primeira etapa do plano de reestruturação da empresa prevê o pagamento de até R$ 2 mil a cerca de 150 dos 404 clientes que solicitaram o resgate de seus fundos até 25 de julho. Os montantes a serem devolvidos serão calculados “levando-se em conta a cotação do token BENX antes da queda do preço”, sem explicitar com exatidão o valor.
Porém, na 1ª etapa, o plano de recuperação terá um alcance limitado. Ao todo, 2.500 de seus 25.000 clientes tiveram os saques bloqueados. Então, no caso daqueles entraram na Justiça para reaver o dinheiro investido através da BlueBenx, o ressarcimento não será feito, sendo preciso aguardar o desdobramento dos processos nos tribunais.
Como ocorreu o bloqueio dos saques?
Em 11 de agosto, a BlueBenx enviou um e-mail aos clientes dizendo que foi vítima de um ataque hacker, e, por conta disso, estava suspendendo os saques na plataforma.
Cinco dias depois, o próprio CEO da empresa, Roberto Cardassi apresentou uma nova versão para o sumiço de US$ 200.000 em USDT e 25 milhões de unidades do BENX, o token nativo da plataforma.
Na versão retificada, a empresa diz que foi vítima de um golpe perpetrado por um falso funcionário da exchange asiática Bitrue durante negociação para listagem do BENX na plataforma de negociação da empresa.
Diante dos últimos acontecimentos, o BENX sofreu forte desvalorização. Em 25 de julho, o token perdeu mais de 99% do seu valor em minutos, supostamente em função do alegado golpe sofrido pela empresa, de acordo com dados do CoinMarketCap.
Cardassi e o vice-presidente de operações da BlueBenx, William Batista, pediram um voto de confiança aos clientes, afirmando que pretendem ressarcir todos os clientes da empresa no máximo até 2023.
A empresa tinha programado a elaboração da reestruturação no prazo de 180 dias, mas felizmente vamos conseguir iniciar os pagamentos em pouco mais de um mês. Isso reforça a nossa sinalização ao mercado de que estamos extremamente empenhados em honrar todos os compromissos de uma maneira ágil e transparente
disse o CEO da empresa
Ainda, o comunicado esclareceu que o ressarcimento anunciado foi viabilizado mediante a venda de bens da empresa. Como as contas da BlueBenx estão bloqueadas pela Justiça desde a última sexta-feira (19) os pagamentos serão realizados por meio de um intermediário.
Após um cliente supostamente lesado ter entrado com uma ação contra a empresa no TJ-SP, o juiz Daniel Fabretti, da 5ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou o arresto cautelar parcial dos bens da BlueBenx e de seus sócios.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]