O simpósio de Jackson Hole começou nesta quinta-feira (25), mas o evento mais aguardado acontece hoje: o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA).
Realizado anualmente na cidade de Moran, no estado norte-americano de Wyoming, o simpósio reúne autoridades do Federal Reserve e do mundo, além de especialistas, investidores, economistas e acadêmicos.
O principal objetivo é discutir a apresentar medidas que poderão fazer parte dos rumos da economia global. Neste caso, a reunião deste ano deverá tocar em temas como recessão e inflação.
Tradicionalmente, a participação mais aguardada da ocasião é a do presidente do banco central norte-americano. O discurso Powell aconteceu às 11h dessa sexta (horário de Brasília).
Powell reiterou o compromisso de conter a inflação , alertando que o Fed deve continuar aumentando as taxas de juros de uma maneira que cause “alguma dor” à economia dos EUA, como o baixo crescimento.
Ele acrescentou que Fed “usará as ferramentas com força” para atacar a inflação, que ainda está perto de seu nível mais alto em mais de 40 anos.
Quando surgiu o Simpósio de Jackson Hole?
O simpósio foi criado pelo Federal Reserve de Kansas City, e acontece desde o ano de 1978. Naquela, focava em discutir o papel da política monetária no desenvolvimento agrícola.
Ao passar dos anos, incluiu outras temáticas na programação de debates e discussões, de forma que, nos dias de hoje, cria um palco centrado em torno de um interesse mútuo para as autoridades presentes.
As primeiras edições eram realizadas na própria Kansas City, mas, em 1982, passou para o resort Jackson Lake Lodge, no Grand Teton National Park, no estado de Wyoming.
Sua relevância se construiu e fortaleceu ao decorrer do tempo pelo fato de que, em determinados discursos, era possível reconhecer aspectos que antecipavam ciclos econômicos, movimentando os mercados
Qual é a importância do Simpósio de Jackson Hole?
Como já foi dito em parágrafos anteriores, o evento agrega autoridades de diferentes entidades econômicas ao redor do mundo, portanto, fornece um panorama sobre as projeções e expectativas para o destino da economia global.
Grande parte de sua fama é atrelada aos discursos de Ben Bernanke, que foi presidente do Federal Reserve entre os anos de 2006 a 2014 – período que marca a Crise Financeira Internacional.
Em sua participação no Simpósio de Jackson Hole de 2012, Bernanke anunciou a terceira rodada do seu programa de flexibilização quantitativa (QE, na sigla em inglês), que consistia na maneira de o BC estimular a economia, através da compra de ativos.
Prncipalmente em 2010 e 2012, Bernanke deu fortes indícios da ação da autoridade monetária, contribuindo para a criação de “lenda” de que banqueiros centrais aproveitariam deste simpósio para anunciar novas políticas ou medidas. Aspecto que foi visto na prática com Powell, no ano de 2020, ao se referir a adoção das metas de inflação nos EUA.