As vendas no varejo do Brasil cresceram apenas 0,7% em julho ante o mesmo período de 2021, descontada a inflação. Os dados são do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), divulgado nesta segunda-feira (15).
O ICVA é desenvolvido com base em 1,1 milhão de varejistas no país credenciados à companhia e distribuídos por 18 setores.
Após dispararem 20,5% em abril, as vendas foram reduzindo o ritmo, com aumentos de 6,9% em maio e 5,9% em junho. Ainda assim, o desempenho de julho representou o nono seguido com desempenho positivo das vendas.
A Cielo afirma que os efeitos de calendário prejudicaram o resultado, já que o mês passado contou com um domingo a mais e uma quinta-feira a menos, data em que o comércio está mais aquecido. Excluindo esse efeito, houve alta de 2,1%.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA mostrou expansão de 15,3%. Sem considerar efeito calendário, essas vendas aumentaram 16,9%.
Segundo Diego Adorno, gerente de Produtos de Dados da Cielo, os efeitos da base de comparação com o período mais crítico da pandemia da Covid-19 sobre os resultados nominais têm sido cada vez menores.
Adorno também pontuou que os segmentos mais ligados ao período de férias, como Turismo e Transporte, deram importante contribuição para o crescimento do varejo.
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