Na última segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista de mais de cinco horas ao podcast Flow, comentando mais uma vez sobre o Bitcoin, entre outros assuntos como o Supremo Tribunal Federal, impostos, fake news e preço da gasolina.
Quando questionado por Igor Jk sobre o que achava da moeda digital, Bolsonaro confessou não conhecer nada sobre o ecossistema da criptomoeda.
“Eu nunca mexi com isso. Não sei o que é bitcoin e acho que a maioria da população não sabe”
O apresentador também questionou se Bolsonaro tomaria alguma ação para regular o mercado brasileiro de criptomoedas. Como resposta, o presidente afirmou que teria que perguntar para o Ministro da Economia, Paulo Guedes.
A fala sobre Bitcoin surgiu quando Bolsonaro comentava sobre o contrato de criptomoedas feito pela Funai, que ele cancelou no início do seu mandato em 2018.
Na época, a Funai firmou um contrato de R$ 44 milhões com a Universidade Federal Fluminense (UFF) que previa, entre outras medidas, a criação de uma criptomoeda dos povos indígenas.
“Descobri que Funai tinha um contrato de R$ 50 milhões para ensinar índio mexer com bitcoin. Na transição, vamo [sic] cancelar isso aí. […] É sacanagem”,
O dinheiro seria usado para financiar outros 16 serviços, entre eles o mapeamento e a criação de um banco de dados das terras indígenas.
Em janeiro de 2019, a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) já havia barrado a licitação e em setembro de 2020, a Funai deu fim definitivo à parceria.
O caso representou a primeira vez que Jair Bolsonaro fez uma menção ao universo das criptomoedas.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]