O Departamento de Comércio informou nesta quarta-feira (3) que, no mês de junho, as novas encomendas de produtos fabricados nos Estados Unidos aumentaram com força e os gastos das empresas com equipamentos foram mais fortes do que se pensava inicialmente.
Dessa forma, indicando fortalecimento da na manufatura apesar do aumento da taxa de juros. No mês, os pedidos às fábricas subiram 2,0%, após avanço de 1,8% em maio.
Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 1,1%. Na comparação anual, as encomendas aumentaram 13,5%.
Uma pesquisa do Instituto de Gestão de Fornecimento, divulgada na última segunda-feira (1º), mostrou que a atividade industrial dos EUA cresceu a um ritmo moderado em julho, com uma medida de novos pedidos caindo ainda mais em meio às preocupações dos fabricantes com o excesso de estoques.
Em junho, o aumento das encomendas foi praticamente generalizado, com parte refletindo os preços elevados. As encomendas de computadores e produtos eletrônicos subiram 1,7%, enquanto as de equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes ganharam 2,8%.
Além disso, o Departamento do Comércio norte-americano informou os pedidos de bens de capital que não são de defesa, excluindo aeronaves –dado visto como uma medida dos planos de gastos das empresas com equipamentos–, aumentaram 0,7% em junho, em vez de 0,5% conforme relatado no mês passado.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]