Nesta terça (2), o Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, de 1,35% para 1,85%.
Na última reunião, a autoridade monetária já havia elevado a taxa em 50 pontos base, de 0,85% para 1,35%. Nos próximos meses, o RBA espera tomar mais medidas no processo de normalização das condições monetárias.
Segundo Philip Low, presidente do banco, o tamanho e o momento de aumentos futuros das taxas de juros serão guiados pelos dados recebidos e pela avaliação do Conselho sobre as perspectivas para a inflação e o mercado de trabalho.
Sobre o mercado de trabalho, Low aponta que há aperto no momento, mas, a taxa de desemprego no país é a menor em 50 anos, estando em 3,5%.
Ainda este ano, o BC da Austrália espera que a inflação tenha um pico e que caia de volta à faixa alvo, ficando entre 2 e 3%.
“A esperada moderação da inflação reflete a resolução em curso dos problemas do lado da oferta global, a estabilização dos preços das commodities e o impacto do aumento das taxas de juros”.
apontou Low
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]