O Índice de Confiança de Serviços (ICS) teve alta de 2,2 pontos na passagem de junho para julho, atingindo os 100,9 pontos na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getúlio Vargas nesta quinta-feira (28).
O aumento levou o índice ao maior nível desde setembro de 2013, quando estava em 101,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, avançou 1,6 ponto, a quarta alta seguida.
“O resultado favorável foi influenciado tanto pela percepção de melhora da demanda corrente quanto das expectativas para os próximos meses. O período eleitoral pode aumentar os níveis de incerteza econômica, mas as medidas de estímulo adotadas pelo governo recentemente devem manter a atividade do setor aquecida e resultar em um terceiro trimestre mais positivo do que inicialmente esperado”
diz a nota da FGV
Segundo a fundação, a alta do ICS em julho foi influenciada tanto pela melhora na avaliação das empresas sobre a situação corrente quanto pelas perspectivas para os próximos meses.
Nos subíndices que compõem o indicador, as variações foram as seguintes:
- Índice de Situação Atual (ISA-S): alta de 2,7 pontos, passando para 100,8 – maior nível desde novembro de 2012 (102 pontos)
- Índice de Expectativas (IE-S): alta de 1,6 pontos, para 100,9 – maior nível desde outubro de 2021 (103,6 pontos)
“Na métrica de médias móveis trimestrais, o IE-S vem se mantendo acima do ISA-S desde o início da pandemia, em junho de 2020, uma diferença que chegou aos 18,3 pontos no bimestre setembro-outubro de 2020. No resultado de julho, essa diferença caiu a apenas 0,6 ponto, corroborando a tendência de recuperação da demanda e a melhora da situação geral dos negócios no setor”
afirma a FGV
As informações para a Sondagem de Serviços de julho foram coletadas a partir de 1.525 empresas, entre os dias 1º e 26º deste mês.
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