O Índice de Confiança da Indústria (ICI) teve queda de 1,7 ponto em julho, para 99,5 pontos, de acordo com dados da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgados nesta quarta-feira (27).
Houve queda da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais monitorados pela Sondagem.
O Índice Situação Atual (ISA) recuou 0,9 ponto, para 101,4 pontos. Entre os quesitos que integram o ISA, o pior desempenho ocorreu no indicador de percepção dos empresários em relação à situação atual dos negócios, com queda de 4,5 pontos, para 101,1 pontos.
Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 2,6 pontos para 97,6 pontos.
“Após acumular três altas consecutivas, o ICI volta a cair, influenciado pela moderação do otimismo empresarial quanto à evolução dos negócios ao longo do segundo semestre. As expectativas menos favoráveis parecem decorrer da perspectiva de manutenção de níveis elevados de inflação e de juros até o final do ano, além do aumento da incerteza política durante o período eleitoral”, disse Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria aumentou 0,9 ponto percentual em julho, para 82,3%, o maior nível desde março de 2014.