No final da última semana, o vice-presidente executivo e gerente geral do Accelerated Computing Systems and Graphics (AXG) Group da Intel (divisão de computação acelerada da empresa) twittou em seu perfil no Twitter que equipamentos de mineração de Bitcoin (ASISCs) começarão a ser entregues.
Intel AXG Custom Compute team is now shipping the Blockscale ASIC! First product will always be unforgettable, congratulations team👍
— Raja Koduri (Bali Makaradhwaja) (@RajaXg) June 29, 2022
Excited to see how @ArgoBlockchain @griid and @HiveBlockchain improvise around Blockscale and our open design. pic.twitter.com/0rxtNTLMfw
O anúncio do desenvolvimento do equipamento Blockscale ASIC por parte da divisão já havia sido feita em janeiro deste ano, quando o Bitcoin era negociado pelo dobro de preço que atualmente e o hardware estava tendo forte demanda.
Em seu tuíte, Raja Koduri cita três empresas que mineram criptomoedas usando fontes de energia renováveis, a GRIID Infrastructure, a Hive Blockchain Technologies e a Argo Blockchain.
Isso traduz os princípios do Blockscale ASIC, que é comercializado pela Intel como um produto ecologicamente correto.
O lançamento ocorre meses antes do previsto, mas ainda assim, dada a queda nos preços das criptomoedas, pode ser tarde.
Os equipamentos estão sendo lançados alguns dias antes da janela de lançamento da Intel para o terceiro trimestre, que começa nesta sexta-feira. Especialistas da empresa estão alertando que o mundo das moedas digitais alimentadas por blockchain está entrando em um inverno, um período em que o valor das moedas virtuais despenca e permanece baixo. Este último aconteceu entre o início de 2018 e meados de 2020.