A partir da próxima segunda-feira (27), a Coinbase inaugurará a Derivatives Exchange, sua nova plataforma voltada para negociação de títulos futuros de cripto por investidores do varejo.
Futuros são um tipo de produto financeiro de derivativos, que definem uma data e um preço no futuro em que um ativo deve ser vendido, independente do verdadeiro preço de mercado naquele momento.
Parte de sua meta de oferecer a negociação de futuros e opções cripto para seus clientes, a plataforma surgiu após a aquisição da FairX pela Coinbase em janeiro.
A FairX vendia produtos futuros e já era registrada na Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (ou CFTC, na sigla em inglês), dando à Coinbase um avanço no mercado de derivativos cripto.
Com isso, a FairX foi renomeada pela Coinbase como Coinbase Derivates Exchange, com seus “nanofuturos de bitcoin” — um centésimo de um bitcoin (BTC), comercializado com o ticker BIT — sendo seu primeiro produto de derivativos cripto a ser lançado.
Em comunicado, Boris Ilyevsky, líder da Coinbase Derivatives Exchange, afirmou que a FairX integrou uma “equipe de primeira qualidade com bastante experiência em desenvolvimento de produto, estrutura de mercado, compliance, tecnologia de câmbio e líder de mercado e uma capacidade comprovada de apresentar futuros listados”.