Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram abertas 1,083 milhão de vagas no mercado de trabalho brasileiro em apenas um trimestre.
No trimestre encerrado em abril deste ano, a população ocupada alcançou um recorde de 96,512 milhões de pessoas. Já no período de um ano, o valor de indivíduos que encontraram uma ocupação ultrapassa os 9,036 milhões.
A pesquisa mostrou que a população desocupada diminuiu em 699 mil pessoas em um trimestre, totalizando 11,349 milhões de desempregados no trimestre até abril. Em um ano 3,840 milhões deixaram de ser enquadrados como desempregados.
No que tange à população inativa, o IBGE aponta que o contingente totalizou 64,946 milhões de pessoas no trimestre encerrado em abril, 8 mil a mais que no trimestre anterior. Porém, em 12 meses, esse resultado encolheu em 3,606 milhões de pessoas.
Por fim, outro dado apurado pelo estudo foi o nível de ocupação, que consiste no porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar. O nível passou de 55,3% no trimestre encerrado em janeiro para 55,8% no trimestre até abril.
No trimestre terminado em abril do ano passado, esse valor era de 51,1%.