No início desta semana, a Bolsa de Valores do Brasil anunciou que vai lançar o lançar o seu primeiro produto de negociação de bitcoin ainda em 2022. A informação foi confirmada por André Milanez, executivo-chefe financeiro da B3, durante uma teleconferência de apresentação dos resultados do primeiro trimestre.
Segundo Milanez, os futuros de bitcoin da B3 deverão estar disponíveis em um período de três a seis meses, ou seja, até o final do ano. Além disso, também devem envolver o ethereum, a segundo maior criptomoeda do mundo.
A declaração confirma as informações reveladas em janeiro deste ano por Jochen Mielke de Lima, diretor de TI da bolsa, que disse que produtos envolvendo criptomoedas estavam a caminho.
Na época, Mielke explicou que o grupo ainda precisava definir se as negociações dos futuros de criptomoedas terão como base o dólar ou o real. Segundo a publicação mais recente, em caso de escolha da moeda nacional, será necessário compor um índice de referência de criptoativos em reais, algo que é inexistente no momento.
Não se tem maiores informações sobre como irá funcionar o produto referenciado por Milanez, mas, o executivo também revelou o desenvolvimento de outras novidades, como a disponibilização de serviços para exchanges que atuam no mercado nacional.
Neste caso, a B3 forneceria meios para que as corretoras padronizem suas operações, facilitando a resolução de eventuais problemas que possam surgir entre elas, melhorando também o serviço para o cliente final. A novidade atenderia cerca de 30 exchanges nacionais, além das empresas internacionais presentes por aqui.
E, por fim, o executivo disse que o lançamento de uma plataforma de tokenização de ativos também estará disponível em breve.