Nos próximos meses, a conta digital do Nubank contará com um novo recurso: o Nubank Cripto, um espaço para negociação de criptomoedas.
Feita em parceria com a Paxos, empresa de criptomoedas baseada em Nova York (EUA), a nova solução ainda está em fase de testes com um grupo limitado de clientes.
“Ao alavancar a infraestrutura da Paxos, o Nubank garante que os ativos dos clientes sejam protegidos pelo fundo regulado e líder global para ativos digitais”
disse a Paxos ao anunciar sua parceria com o banco
Dentro do mesmo aplicativo, será permitido vender ou comprar ativos como bitcoin (BTC) e ether (ETH) através da aba “Cripto”. De acordo com a fintech, é possível começar os investimentos com o valor mínimo de R$ 1, adquirindo “pedaços” de uma criptomoeda.
A venda será disponibilizada no aplicativo do Nubank de forma gradual a partir deste mês de maio. Até o final de junho, o serviço chega a todos os clientes.
A página também mostra a variação de preço das últimas 24 horas.
Até o momento, o manejo das criptomoedas era possível apenas através de fundos da Nu Invest. Mesmo com o novo recurso facilitando as operações, o empresa alerta que esse tipo de compra é mais recomendado para clientes que “já têm alguma reserva financeira e tem dinheiro em diferentes ativos” e deseja diversificar os investimentos.
Porém, a empresa declarou que não será possível realizar o saque dos bitcoins adquiridos através da plataforma.
“Nesta primeira versão da experiência do Nubank para criptomoedas, não será possível fazer transferência dos ativos digitais para outras plataformas. O cliente, contudo, poderá fazer o saque em reais na cotação em tempo real e transferir da conta digital do Nubank para a plataforma que desejar”
disse a fintech em comunicado enviado por e-mail
Em seu perfil oficial no Twitter, o banco digital havia dito na última quinta-feira (12), que os clientes não devem se preocupar com a falta de opção de saque: “No momento que você compra sua criptomoeda, nós a guardamos em uma carteira segura que criamos para você”.
Contudo, os saques não estarão disponíveis “nesta primeira versão”, conforme o Nubank. Sendo assim, a opção pode ser aberta no futuro.
Nas redes sociais, a novidade repercutiu através da imagem utilizada para a divulgação da novidade, que mostra os cartões da empresa empilhados em formato de pirâmide.
A maior parte das reações dos usuários foi de zombaria, já que relacionaram a imagem à esquemas criminosos de pirâmides financeiras – muitas vezes atreladas ao universo cripto.
A Nubank decidiu criar uma área para compra e venda de criptomoedas.
— Luan Sperandio (@LuanSperandio) May 12, 2022
A imagem que os marqueteiros inventaram de utilizar para promover: pic.twitter.com/LmSCI2OMqz
"mas crypto não é esquema de pirâmide"
— Marcus Rocha (@marcusrocha) May 13, 2022
Nubank: hold my contactless card https://t.co/ZoL3IH9t9Y
Seria o Nubank entrando no ramo da pirâmide? https://t.co/3OASZS1lYU
— giam (@giamluizz) May 13, 2022