Conforme um comunicado publicado nesta quinta (12), a XP está criando uma plataforma que possibilitará a negociação de criptomoedas, a chamada Xtage. Disponível a partir do final do 2º semestre desde ano, a plataforma está sendo desenvolvida em parceria com a Nasdaq Market Technology.
“A criação da Xtage representa um grande marco para avanço no mercado de ativos digitais e em nossa habilidade de oferecer aos investidores maior acesso ao ecossistema emergente. Por meio de nossa parceira tecnológica com a Nasdaq, estamos confiantes de que a XP irá operar em uma infraestrutura de mercado de capitais inovadora e robusta”.
disse em nota o diretor de produtos financeiros da XP, Lucas Rabechini.
De acordo com Bruno Constantino, CFO da XP, os 3,5 milhões de clientes terão acesso à plataforma de negociação diretamente no aplicativo que já estão familiarizados. Entre estes, 60% têm interesse em comprar criptoativos e, entre aqueles que já investem, mais de 80% gostariam de operar com a XP, apontaram pesquisas internas da empresa.
A plataforma será totalmente integrada ao ecossistema da XP Inc, permitindo que os clientes invistam em ativos digitais sem fricção com os serviços aos quais já estão acostumados. Além disso, a carteira de criptos será integrada aos outros investimentos do usuário.
Disponível 100% até o fim de junho, a Xtage trará, inicialmente, a possibilidade de negociar Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). Porém, em médio prazo, a empresa planeja “expandir a oferta a tipos adicionais de ativos digitais”, à medida que a tendência do mercado e o apetite dos investidores mostrarem a necessidade de integração de novos produtos.
Lucas Rabechini declarou que a BitGo foi contratada para armazenar os ativos, e a maior parte será guardada em “cold wallets” (carteiras frias) para aumentar a segurança da plataforma.