O Monitor do PIB, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (20), apontou crescimento de 0,6% na atividade econômica em fevereiro na comparação com janeiro.
Na comparação anual a economia cresceu 1,2% em fevereiro. “O crescimento da economia brasileira em fevereiro continua sendo explicado, principalmente, pelo desempenho do setor de serviços”, afirmou Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.
Segundo a FGV, o setor de serviços segue com variação anual acima da observada na agropecuária e na indústria, em praticamente todos os meses, desde meados do ano passado.
Mesmo considerando a variação em fevereiro frente a janeiro, o desempenho do setor também foi de crescimento. “Por ter sido o mais impactado pela pandemia, a fraca base de comparação apresentada no setor de serviços favorece o seu bom desempenho atual”, afirma Juliana.
No entanto, de acordo com a instituição, embora os resultados mostrem o setor de serviços como fundamental para o desempenho da economia no início deste ano, “o combo” inflação, juros e desemprego elevados podem prejudicar a sustentação do crescimento da atividade de serviços no decorrer do ano e, consequentemente, do próprio PIB.