A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) informou nesta sexta-feira (3) que as vendas nos shoppings tiveram uma alta de 15,2% em janeiro deste ano, quando comparadas com o mesmo mês de 2022.
Em relação ao desempenho registrado no período pré-pandemia, as vendas aumentaram 0,6%. Dados do Monitoramento de Mercado Abrasce – Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce) apontam que o tíquete médio de vendas nos shoppings ficou em R$ 119,68 em janeiro. Já o valor médio das lojas de rua foi de R$ 86,39.
Resultados acima de média nacional – na comparação entre janeiro de 2023 e janeiro de 2022 – foram vistos nas seguintes regiões:
- Centro-Oeste: +18,2%
- Nordeste: +17,2%
- Sudeste: +14,8%
- Sul: +14%
- Norte: +6,5%.
A Abrasce apontou que o mês registrou aumento no número de frequentadores nos empreendimentos, o que contribuiu também para o resultado positivo das vendas.
Segundo Glauco Humai, presidente da Abrasce, o setor vem demonstrando uma recuperação consistente das perdas do período pré-pandemia.
Em nota, Humai ressaltou que a normalização da atividade econômica, com consequente avanço nas taxas de empregos, vem permitindo maior mobilidade de pessoas e vendas nos empreendimentos.
“Fechamos 2022 com ótimos resultados e iniciamos este ano com uma boa performance. Estimamos alcançar um crescimento nas vendas de 14,6% ao longo de 2023. O aumento no fluxo de visitantes nos shoppings é um sinal positivo para o começo do ano”, disse o executivo.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]