Por meio de uma nota oficial publicada na última terça-feira (7), a U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, afirmou que, como forma de tentar acompanhar as mudanças do cenário financeiro, pretende colocar as criptomoedas e as tecnologias emergentes como sua prioridade em 2023.
No texto, a SEC disse que escolheu essas áreas como foco porque acredita que elas apresentam riscos potenciais para os investidores e a integridade dos mercados de capitais do país.
Essas prioridades foram selecionadas e publicadas pela Divisão de Inspeções da SEC, que conduz análises de mercados para identificar riscos em potencial.
“Em uma época de mercados em crescimento, tecnologias em evolução e novas formas de risco, nossa Divisão de Inspeções continua a proteger os investidores. Ao executar as prioridades de 2023, a Divisão ajudará a garantir o cumprimento das leis e regras federais de títulos.”, disse Gary Gensler, presidente da SEC.
A Divisão pretende exames de corretores e consultores de investimento que estão utilizando tecnologias financeiras emergentes, incluindo criptoativos.
A investigação será se esses intermediários estão atendendo aos “padrões de assistência” esperados pelos investidores e se estão revisando e atualizando rotineiramente os procedimentos de gerenciamento de risco.
Segundo Richard R. Best, diretor da Divisão de Inspeções, as prioridades selecionadas refletem uma ”configuração de mudança”, bem como os riscos que se apresentam por conta dessas mudanças.
Mantendo-se atualizada com as últimas tendências do setor, a SEC será mais capaz de identificar os perigos potenciais tanto para os investidores quanto para os mercados, afirmou Best.
Outras áreas a serem analisadas este ano incluem investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) e a cibersegurança dos profissionais de valores mobiliários.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]