Após reunião encerrada nesta quarta-feira (1º), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a Selic (taxa básica de juros da economia) em 13,75%. Esta é a quarta reunião consecutiva em que os juros são mantidos no mesmo nível.
No comunicado divulgado, o BC afirmou que “segue vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período mais prolongado do que no cenário de referência será capaz de assegurar a convergência da inflação”.
O Comitê reforçou ainda “que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, que têm mostrado deterioração em prazos mais longos desde a última reunião”.
Em relação à atividade econômica brasileira, o Copom destacou que o conjunto dos indicadores mais recentes segue corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo comitê.
“Não obstante algum arrefecimento, tanto a inflação ao consumidor quanto suas diversas medidas de inflação subjacente seguem acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação”, aponta o documento.