Dados publicados nesta segunda-feira (30) apontam que a confiança econômica da zona do euro atingiu em janeiro uma máxima de sete meses, refletindo otimismo em todos os setores, exceto construção.
O Índice de Confiança Econômica da Comissão Europeia subiu para 99,9 este mês, o nível mais alto do índice desde junho de 2022, contra 97,1 em dezembro.
Segundo o levantamento, o otimismo crescente destaca as expectativas de que uma desaceleração econômica esperada nos 20 países que compartilham o euro, caso aconteça, deve ser superficial, apesar das crises de preço de energia e custo de vida e da guerra na Ucrânia.
As expectativas de inflação entre os consumidores caíram para 17,7 em janeiro, de 23,2 em dezembro. Já as estimativas para o preço de venda entre os fabricantes também caíram, ficando em 31,9 em janeiro, de 37,8 em dezembro.
A Comissão Europeia afirmou que o otimismo na indústria subiu para 1,3, de -0,6 em dezembro, e nos serviços para 10,7, de 7,7. A confiança entre os consumidores melhorou para -20,9 em janeiro, de -22,1, e no setor de varejo para -0,8, de -2,7.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]