Segundo um levantamento publicado na última quinta-feira (19) pela Serasa, dois em cada 10 brasileiros que possuem um veículo ainda não sabem como vão pagar o IPVA 2023.
Atualmente, os gastos com automóveis estão entre as três maiores despesas anuais de dois terços da população, perdendo apenas para a alimentação.
A pesquisa mostrou que três em cada cinco entrevistados ainda usam o carro todos os dias, apesar do alto custo. As tarefas tidas como mais “comuns” foram: viagens de fim de semana, compras e atividades do cotidiano.
Porém, o principal motivo para ter um carro é a necessidade de ir ao trabalho e à escola. Este aspecto foi trazido por um em cada quatro participantes consultados.
O estudo também indicou que a pandemia de Covid-19 afetou o uso de veículos, de modo que um terço dos motoristas disse que usa menos seus carros hoje do que antes da pandemia.
Este cenário pode ser atrelado às altas nos preços dos combustíveis ao longo dos últimos dois anos.
O levantamento finaliza indicando que mais metade dos que usam mais o carro hoje dizem que encontraram uma maneira mais eficiente de se locomover sem o carro.
Realizada em dezembro de 2022, a pesquisa entrevistou mais de 2.000 consumidores de 18 a 50 anos e dos grupos sociais A a E.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]