O Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da Alemanha acelerou para 49,2 pontos em dezembro, depois de registrar 46,1 no mês anterior. Dessa forma, a pesquisa final publicada hoje (4) pela S&P Global aponta que este é o maior nível em cinco meses de levantamento.
A leitura definitiva de dezembro ficou levemente acima da estimativa prévia e da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 49 em ambos os casos.
As pressões sobre os preços permaneceram elevadas, mas recuando ainda mais depois de picos recentes. A confiança empresarial melhorou pelo terceiro mês consecutivo.
As empresas destacaram a desaceleração da demanda e a influência da incerteza, preços altos e juros crescentes. Neste cenário, o mês de dezembro registrou uma diminuição de novos cargos de trabalho.
Outro ponto levantado pelo relatório foi a queda em novos negócios de exportação.
O crescimento do emprego foi registrado pelo 30º mês consecutivo em dezembro, com empresas comentando sobre a reconstrução da força de trabalho.
O ritmo geral de contratação permaneceu moderado em comparação com o que foi visto durante a maior parte de 2021 e o primeiro semestre de 2022, embora tenha recuperado ligeiramente para uma alta de quatro meses.
afirma um trecho do relatório da S&P Global
De modo geral, a pesquisa final de dezembro mostrou uma recuperação sustentada nas expectativas de negócios em todo o setor de serviços alemão, com a confiança melhorando ainda mais desde setembro.
Pela primeira vez em quatro meses, aqueles que estavam otimistas com as perspectivas de atividade para o ano que vem superaram em número os pessimistas.
De acordo com Phil Smith, Diretor Associado da S&P Global:
O setor de serviços da Alemanha permaneceu em contração durante dezembro, com a atividade pressionada por uma combinação de alta inflação, aperto financeiro e incerteza econômica continuada. Encorajadoramente, no entanto, a recessão perdeu impulso, que juntamente com um declínio mais lento em produção industrial no final do ano aumenta as esperanças de que qualquer recessão seja mais branda do que inicialmente temido.
PMI composto da Alemanha
O PMI composto da Alemanha, que engloba os setores da indústria e serviços, registrou alta pelo segundo mês seguido, indo de 46,3, em novembro, para 49,0, em dezembro.
Novas encomendas continuaram a apresentar uma tendência mais fraca do que a produção, caindo de forma particularmente acentuada no setor de indústria. Este também foi o caso de novos pedidos de exportação.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]