Segundo uma pesquisa feita pelo Banco Central Europeu (BCE), divulgada nesta quarta-feira (7), as expectativas de consumidores da zona do euro para a inflação no bloco daqui a 12 meses subiu de 5,1% a 5,4%. Já as expectativas para o período de 3 anos ficaram em 3%, mesmo resultado da última pesquisa, realizada em setembro.
O BCE apontou que “a incerteza sobre a inflação 12 meses à frente aumentou, permanecendo bem acima do nível que prevalecia antes do início da guerra na Ucrânia”.
A entidade destacou que grupos sociais mais jovens (de 18 a 34 anos) continuam prevendo inflação menor para o próximo ano, em comparação com respondentes mais velhos (de 55 a 70 anos).
Quanto à atividade econômica, as expectativas dos consumidores europeus apontam para contração de 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 12 meses, de queda de 2,4% na pesquisa passada. A taxa de desemprego deve subir a 12,5% no período, conforme as expectativas, de 12,2% em setembro.
Além disso, os consumidores europeus esperam alta de 0,7% da renda nominal em um ano, ante aumento de 0,6% na pesquisa anterior.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]