Por volta das 13h desta segunda (5), as negociações dos títulos públicos via Tesouro Direto foram suspensas, por conta da forte volatilidade nos preços e nas taxas. Dessa forma, investidores só podem comprar e vender papéis do Tesouro Selic.
O Tesouro suspende temporariamente as vendas e compras como forma de evitar que o investidor feche temporariamente as transações a um preço que possa ficar rapidamente defasado. No momento, o mercado está atento para os dados de inflação nos Estados Unidos, reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) e divulgação do IPCA no Brasil, que ocorrerá na próxima quarta (7).
Além da reunião do Copom, negociações mais firmes em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição também serão divulgadas nesta semana.
A respeito da decisão do Copom, a expectativa da maior parte dos agentes financeiros é de que os dirigentes do Banco Central mantenham a Selic em 13,75% ao ano, com cerca de 98% de probabilidade de que isso ocorra. Os dados fazem referência os contratos de opção de Copom negociados na B3 na última sexta-feira (2).
Segundo o Relatório Focus divulgado hoje, o mercado agora espera que a taxa básica de juros finalize 2023 em 11,75%, contra 11,50% vistos na semana passada. Também houve ajuste na expectativa para a taxa em 2024, que passou de 8,25% para 8,50%.
O texto da PEC da Transição inda não possui formato definido, mas há previsão de que ele vá a plenário no Senado na quarta-feira (7). Já a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve ser iniciada amanhã (6).
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]