Dados divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a produção industrial brasileira teve alta de 0,3% na passagem de setembro para outubro, interrompendo dois meses seguidos de queda.
De acordo com o IBGE, o avanço foi registrado em apenas sete dos 26 ramos industriais pesquisados e foi insuficiente para recuperar a perda acumulada de 1,3% em agosto e setembro.
Em comparação com outubro de 2021, a indústria registrou um crescimento de 1,7%. Porém, no ano acumulado do ano, possui queda de 0,8%. Já em 12 meses, a queda acumulada chega a 1,4%.
Com o resultado de outubro, a indústria brasileira se encontra 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18,4% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011.
“Embora a produção industrial tenha mostrado alguma melhora no início do ano, uma vez que marcou resultados positivos por quatro meses em sequência, nos últimos meses o setor apresenta um comportamento de predominância negativa”, disse André Macedo, gerente da pesquisa.
Macedo destacou que nos últimos cinco meses a indústria teve três quedas “com a característica de um número maior de atividades industriais no campo negativo, permanecendo longe de recuperar as perdas de um passado recente”.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]