• Economia

Lula fala novamente que responsabilidade social deve vir antes da questão fiscal

O presidente eleito Lula (PT) voltou a falar sobre a necessidade de que a responsabilidade social venha antes da responsabilidade fiscal durante participação na COP27, a conferência do clima que acontece no Egito.

Lula já tinha falado sobre isso na semana passada e foi criticado por economistas, que viram nas falas do presidente eleito uma “brecha” para gastos que comprometem as contas públicas do país.

Na ocasião, a Bolsa de Valores registrou queda expressiva e o dólar subiu bastante. Desta vez, Lula comentou o caso e disse que o movimento do mercado financeiro aconteceu por causa de “especuladores”.

PEC da transição

Na noite de ontem, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin apresentou  a proposta para a PEC da Transição, que vai acomodar no Orçamento de 2023 o Auxílio Brasil, ou aquele programa que vier a substitui-lo, a partir do exercício financeiro de 2023.

A intenção é permitir a continuidade do pagamento do valor de R$ 600, mais uma parcela extra de R$ 150 para cada criança abaixo de 6 anos. A minuta da equipe de transição prevê que o programa seja excluído do teto de gastos de forma permanente.

Os gastos com o Auxílio Brasil, ou com o programa de renda que vier a substitui-lo, também não serão contabilizados para a meta de resultado primário do ano de 2023, nem precisarão seguir a “regra de ouro” (segundo a qual o governo não pode contrair dívida para custear despesa corrente).

Com informações da Agência Senado

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas