O Índice de Confiança Empresarial (ICE) caiu 3,3 pontos em outubro ante setembro, ficando em 98,2 pontos, conforme informou nesta terça-feira (1º) a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Este é o menor nível do indicador desde maio passado, quando atingiu 97,4 pontos. Em médias móveis trimestrais, houve queda de 0,1 ponto, interrompendo uma sequência de altas que vinha desde abril.
O ICE recua em outubro com piora das expectativas nos quatro setores pesquisados, sinal de que o setor produtivo espera uma desaceleração do nível de atividade nos próximos meses.
diz a nota divulgada pela FGV
O ICE reúne os indicadores de confiança produzidos pelas sondagens da Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo considera os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o comentário feito pela entidade, em outubro houveram algumas diferenças entre cada setor pesquisado. Na construção civil, houve “certa resiliência”, pois o setor “continua registrando aumento da carteira de contratos e um bom nível de atividade corrente”.
A FGV afirmou que a “queda do nível de utilização da capacidade pelo terceiro mês seguido e piora da percepção sobre a procura interna e externa por produtos industriais”.
No setor de serviços, “o bom momento do segmento de serviços prestados às famílias vem segurando uma queda mais acentuada da confiança”.
Componentes do ICE
O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) recuou 2,7 pontos, para 99,3 pontos. Já o ndice de Expectativas (IE-E) caiu 4,2 pontos, para 95,9 pontos, puxando a queda do ICE agregado.
Juntamente, a a queda na confiança foi generalizada. Uma vez que o índice de difusão da confiança, ou seja, a proporção, entre os 49 segmentos econômicos pesquisados nas sondagens da FGV, que apresentou aumento em seus indicadores ficou em apenas 20% em outubro. Em setembro, 61% dos segmentos registraram desempenho positivo.
A coleta dos dados para o Índice de Confiança Empresarial reuniu informações de 3.961 empresas dos quatro setores entre os dias 1º e 26 de outubro.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]