O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, que ocupou nesta segunda-feira (24) o lugar de Liz Truss, colega de partido que renunciou ao cargo no último dia 20, é conhecido por ser um defensor de peso do setor de criptomoedas.
Em abril deste ano, quando atuava como ministro das Finanças do ex-primeiro-ministro Boris Johnson, o político de 42 anos revelou seus planos para transformar o Reino Unido em um centro internacional de criptomoedas.
Dentre suas ambições, estava a de transformar as stablecoins em uma “forma de pagamento reconhecida” no Reino Unido.
Sunak também ficou conhecido pela elaboração de um Projeto de Lei sobre Serviços e Mercados Financeiros, que, se aprovado, poderá dar aos reguladores locais amplo poder sobre os criptoativos.
“Estamos trabalhando para tornar o Reino Unido um hub global de criptomoedas. Queremos ver as empresas de amanhã e os empregos que elas criam aqui no Reino Unido […] vamos incentivar o investimento em criptomoedas e tecnologia nos mercados do Reino Unido”, disse ele em seu perfil no Twitter, na época.
We’re working to make the UK a global cryptoassets hub. We want to see the businesses of tomorrow, and the jobs they create, here in the UK.
— Rishi Sunak (@RishiSunak) April 4, 2022
Today @JohnGlenUK set out how we are going to encourage crypto investment and technology in UK markets. 👇https://t.co/MdZ5IOLZtH
Porém, em julho, a comunidade cripto ficou apreensiva quando Sunak renunciou ao cargo público e perdeu a disputa para a então candidata a primeira-ministra, Liz Truss.
A comunidade temia que seus planos para a regulação das criptomoedas perdessem impulsionamento ou ficassem estagnados. Mas, agora, Rishi terá a oportunidade de levar seus planos adiante ocupando o maior cargo político do Reino Unido.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]