• Criptomoedas
  • Tecnologia

Comissão Europeia está preparando sistema de vigilância para o Ethereum

Na última segunda-feira (10), o diretor de estratégia e política da União Europeia na Circle, Patrick Hansen, explicou em seu perfil pessoal no Twitter que a comissão pediu a participação pública para um estudo sobre “supervisão incorporada” automatizada no setor DeFi.

A informação vem em linha com uma recente atualização feita pela própria Comissão Europeia, que deu a entender que está se preparando para criar um sistema de vigilância para o Ethereum, mais especificamente em aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi).

De acordo com a atualização, os reguladores da comissão estão tentando desenvolver uma infraestrutura focada em monitorar o setor de finanças descentralizadas (DeFi), com ferramentas para observar e rastrear atividades na blockchain do Ethereum.

Pelas informações dadas por Patrick Hanses, tudo indica que a Comissão está em fase de pedir estudos sobre essa infraestrutura.

“A Comissão da UE lançou uma chamada pública para um estudo sobre uma proposta de ‘supervisão incorporada’ de DeFi no Ethereum.

O Objetivo é estudar as capacidades tecnológicas para a supervisão automatizada em tempo real da atividade DeFi. Valor estimado da proposta é de 250 mil euros.”, em tradução livre para o Português.

Ainda, Hansen acrescentou que a comissão da UE está particularmente interessada na supervisão de DeFi no Ethereum, a segunda maior blockchain do mundo e onde está o maior tráfego de DeFi, com um “valor total” acima de US$ 31 bilhões.

O estudo da Comissão da UE se concentrará no monitoramento em tempo real das operações Defi na blockchain, projetando um sistema automatizado de coleta de dados para ajudar a determinar uma infraestrutura regulatória do setor.

Além de contar com a verba de 250 mil euros, a projeção é que o projeto piloto possa durar pelo menos seis meses. Após esse período será analisado a eficiência e os dados coletados pelo programa.

Patrick explicou que o progresso com o piloto poderia reforçar a supervisão regulatória e permitir que as agências relevantes monitorassem perfeitamente se as entidades ligadas com DeFi estão realizando o devido compliance.

“Isso poderá ser bem impactante já que a capacidade dos reguladores de automaticamente monitorar a blockchain pública poderia drasticamente reduzir a necessidade de participantes de mercados (DAOs) para verificar, coletar e entregar dados para as autoridades”, disse o diretor de estratégia.

Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas