Conforme uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (10), a confiança dos investidores da zona do euro caiu pelo terceiro mês consecutivo em outubro, indo para seu nível mais baixo desde maio de 2020. O resultado, portanto, sinaliza uma profunda recessão para o bloco monetário de 19 países.
Em outubro, o índice Sentix para a zona do euro caiu para -38,3 pontos, ante -31,8 em setembro, ficando abaixo das expectativas de analistas consultados pela Reuters, que previam uma leitura de -34,7.
O índice de expectativas também caiu de -37,0 para -41,0, atingindo seu valor mais baixo desde dezembro de 2008, que marcava o auge da crise financeira após o colapso do banco de investimentos Lehman Brothers.
O índice sobre a situação atual na zona do euro também registrou queda, recuando para -35,5 em outubro, ante -26,5 em setembro, e atingindo seu menor nível desde agosto de 2020.
“As incertezas em curso sobre a situação de gás e energia no inverno não diminuíram devido ao ataque aos gasodutos Nordstream. Além das preocupações econômicas, agora há também uma probabilidade crescente de escalada do conflito militar na Ucrânia. Globalmente, há poucas razões para esperança”, disse Manfred Huebner, diretor administrativo da Sentix, em comunicado.
De acordo com o Sentix, a pesquisa contou com 1.331 investidores, e foi realizada entre 6 e 7 de outubro.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]