Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram fabricadas 207,8 mil veículos leves e pesados em setembro, uma alta de 19,3% na comparação com o mesmo período de 2021. O resultado confirma que o terceiro trimestre manteve estabilidade no fornecimento de componentes, embora ainda ocorram problemas.
Em relação a agosto, houve queda de 12,7%. O terceiro trimestre terminou com 665 mil unidades produzidas, um crescimento de 11,7% em relação aos três meses anteriores.
“O problema de semicondutores existe, irá atravessar para 2023, mas a expectativa é que comece a haver um cenário melhor a partir do segundo semestre do próximo ano”, disse Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea.
O mês de setembro chegou ao fim com 194 mil unidades emplacadas, o que represente um crescimento de 25,1% em relação ao mesmo período de 2021. Porém, na comparação com agosto, contudo, houve queda de 7% nos licenciamentos.
Estes dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e incluem carros de passeio, veículos comerciais leves, ônibus e caminhões.
Na visão do presidente da Anfavea, a queda nas vendas em relação a agosto pode ser atribuída ao menor número de dias úteis. “Setembro, além de ir até o dia 30, teve o feriado do dia 7. Na comparação mês contra mês, acaba impactando.”
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]