Na passagem de agosto para setembro, as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil caíram 7,02%, segundo dados informados na última terça (4) pela Fenabrave, associação que representa as concessionárias.
A entidade atribuiu a queda mensal à diferença de dias úteis – 21 em setembro ante 23 em agosto. Na comparação com setembro de 2021, houve alta de 25,10%.
Em comentário sobre o número total do levantamento (que inclui motos e implementos rodoviários), José Maurício Andreta, presidente da Fenabrave, afirmou:
“Nas vendas diárias, o setor teve um resultado superior a agosto e a curva de crescimento tem se mostrado consistente.”
O segmento de caminhões foi o único a registra queda ano a ano. As vendas somaram 11.091 unidades, queda de 9,81% frente a agosto e de 4,02% ante setembro de 2021. As vendas de carros e comerciais recuaram 7,12% no mês, mas subiram 26,76% ano a ano.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 1,5 milhão de unidades, uma queda de 4,74% em relação a igual período de 2021, informou a entidade.
A Fenabrave manteve a expectativa de estabilidade nas vendas em 2022, mas afirmou que, caso ocorra a normalização da produção, poderão ser atingidas as projeções iniciais da entidade, que apontavam desempenho positivo sobre o ano passado.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]