O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por manter a taxa básica de juros, Selic, em 13,75% ao ano, mantendo o nível da última reunião – realizada em 3 de agosto.
Dessa forma, é possível dizer que a decisão do Copom encerra o ciclo de aperto monetário que começou em março de 2021, quando a Selic foi da mínima histórica de 2% para 2,75%.
Sobre o cenário econômico e político externo, a ata da reunião destacou:
O ambiente externo mantém-se adverso e volátil, com contínuas revisões negativas para o crescimento das principais economias, em especial para a China. O ambiente inflacionário segue pressionado, enquanto o processo de normalização da política monetária nos países avançados prossegue na direção de taxas restritivas.
Para a inflação, as expectativas do comitê para 2022, 2023 e 2024 são de para 2022, 2023 e 2024 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 5,8%, 4,6%% e 2,8%, respectivamente
Desde a última reunião, o índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) registrou dois meses seguidos de deflação. O índice recuou sob influência da redução de impostos sobre energia, combustíveis e serviços de telecomunicações.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]