Conforme os dados divulgados hoje da Pesquisa Inespe, contratada pela XP Investimentos, 77% dos brasileiros avaliam que a inflação e o preço dos produtos “aumentaram muito”.
Na semana passada, 73% dos entrevistados tiveram a mesma avaliação em relação à alta dos preços – a variação está acima da margem de erro da pesquisa, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Fundado em 1986, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, com sede no Recife (PE), é conhecido por conduzir pesquisas eleitorais por telefone.
Para esta pesquisa em questão, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 9 e 11 de maio.
Com sondagem registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número eleitoral, o estudo possui nível de confiança de 95,5%.
Resultados coletados pela Pesquisa Inespe
O levantamento mostrou que os brasileiros que avaliaram que os preços “aumentaram” oscilaram de 22% para 21%. Enquanto isso, os que acreditavam que a inflação ficou “igual” ou “diminuiu” ficaram estáveis em 1%, cada. Confira:
Pelo o que tem visto no dia a dia e ouvido falar, o senhor ou senhora acha que nos últimos meses a inflação e o preço dos produtos:
- Aumentaram muito: 77%
- Aumentaram: 21%
- Ficaram iguais: 1%
- Diminuíram: 1%